Cabeçalho Conteúdo
Módulo Transferência de Tecnologias | Petrobras

logo

O processo de transferência de tecnologias entre indivíduos ou entidades distintas, resultado do processo de Pesquisa e desenvolvimento tem como objetivo permitir que terceiros possam desenvolver e explorar tal conhecimento em novos produtos, processos, aplicações, materiais e serviços por meio de concessão de licenças.

Como premissa elementar, o licenciamento de tecnologias da Petrobras para terceiros pode e deve ser encarado como uma maneira de aprimorar, acelerar, e/ou viabilizar a implementação de produtos, equipamentos ou processos, desenvolvidos por si ou através de parcerias.

Do ponto de vista do licenciado, o licenciamento de tecnologias da Petrobras é especialmente orientado para a comercialização de produtos e serviços para terceiros, ou a utilização de tal tecnologia internamente em suas operações para aumentar sua produtividade, confiabilidade, melhorar seu processo de gestão, entre outros.

Em alguns casos a Petrobras pode oferecer treinamento e assistência técnica para o licenciado, mas não dá garantias de viabilidade, efetividade e adequação técnicas ou comerciais da tecnologia licenciada. A Petrobras também não garante demanda interna para aquisição de produtos e serviços relacionados à tecnologia licenciada. Inclusive, a comercialização com a própria Petrobras pode ser viabilizada de forma direta, por meio de autorização conferida no próprio contrato de aquisição do bem ou serviço sem a assinatura de um contrato de licenciamento específico para esse fim.


Oportunidades em Aberto


Oferta Pública – Simulador de Escoamento Multifásico (MARLIM)

A PETROBRAS tem desenvolvido internamente ferramentas capazes de modelar o escoamento desde a interface com o reservatório até a plataforma de produção. Como fruto desse desenvolvimento contínuo, surgiu o Marlim (Multiphase Flow and Artificial Lift Modeling). Atualmente há duas versões deste software, o simulador Marlim 2 e o simulador Marlim 3. A companhia está fazendo agora uma Oferta Pública para o licenciamento desses simuladores computacionais. Além das contrapartidas financeiras, as empresas licenciadas deverão se comprometer em fazer os aperfeiçoamentos previstos no plano de trabalho em anexo ao contrato de licenciamento desses simuladores.

Os interessados devem se cadastrar no Portal Petronect e informar o número da oportunidade: 7003790792. Para participar, o interessado deve providenciar a inscrição na Oportunidade do Portal Petronect. Caso este não possua o cadastro, o sistema dará as instruções para obtenção da chave de acesso. A data de início para a apresentação da documentação desta chamada é 18/03/2022 às 08h e a data fim 18/05/2022 às 18h. As dúvidas sobre esta oferta deverão ser encaminhadas por meio da "Sala de Colaboração" desta oportunidade no Portal Petronect.

Ver edital completo

Oportunidades de licenciamento


Oferta Pública - Tecnologia de Inspeção Submarina (MDSeal)

Somos a maior usuária de dutos flexíveis no mundo e estamos fazendo Oferta Pública de tecnologias proprietárias para a inspeção do anular destes dutos. Recentemente fizemos a oferta da tecnologia denominada Anel Coletor. Nesta oportunidade, estamos ofertando a tecnologia conhecida como MDSeal.

Baseado na experiência obtida com processos de qualificação de ferramentas do mercado e licenciamento anterior, entende-se que as empresas que já possuem ferramentas de inspeção submarina operadas por ROV são candidatas naturais a absorver esta tecnologia, bem como as empresas armadoras proprietária dos barcos de inspeção submarina.

A implantação desta tecnologia vai permitir que os tramos de duto flexível com anular seco possam continuar em operação, evitando perdas de produção de óleo e reduzindo significativamente custos operacionais com recursos navais.

Os interessados devem se cadastrar no Portal Petronect e informar o número da oportunidade: 7003875202. Para participar, o interessado deve providenciar a inscrição na Oportunidade do Portal Petronect. Caso este não possua o cadastro, o sistema dará as instruções para obtenção da chave de acesso. A data de início para a apresentação da documentação desta chamada é 23/06/2022 às 00h e a data fim 23/06/2022 às 23:59h. As dúvidas sobre esta oferta deverão ser encaminhadas por meio da "Sala de Colaboração" desta oportunidade no Portal Petronect.

Ver edital completo

Oportunidades Encerradas

Veja como foi:

Oferta Pública - Anel Coletor

Somos a maior usuária de dutos flexíveis no mundo e estamos fazendo uma Oferta Pública para o licenciamento de tecnologia de Inspeção Submarina. Baseado na experiência obtida durante o processo de implantação de ferramentas de inspeção de anular de dutos flexíveis sem isolamento térmico, entende-se que as empresas que já possuem ferramentas de inspeção submarina operadas por ROV são candidatas a absorver esta tecnologia. A implantação desta tecnologia vai permitir que os tramos de duto flexível com anular seco possam continuar em operação, evitando perdas de produção de óleo e reduzindo significativamente custos operacionais com recursos navais.

Os interessados se cadastraram no Portal Petronect informando o número da oportunidade: 7003514970. A data de início para a apresentação da documentação desta chamada foi em 17/05/2021 às 18h e a data fim 17/08/2021 às 18h.

Ver edital completo

Oferta Pública - Robô de Pintura

A Petrobras e o SENAI-SC fizeram uma Oferta Pública para o licenciamento de tecnologia de Robô de Pintura. O uso da robótica em processos industriais tem como vantagens a redução da exposição do ser humano a riscos e o aumento da produtividade. Nesta oferta pública foi possível participar Empresas Brasileiras ou consórcios de empresas que tenham interesse em produzir e comercializar os produtos ou serviços referentes a essa tecnologia.

Os interessados se cadastraram no Portal Petronect informando o número da oportunidade: 7003187193. A data de início para a apresentação da documentação desta chamada foi em 12/08/2020 às 08h e a data fim 11/11/2020 às 18h.

Ver edital completo


Oferta Pública - Sistema de Suporte a Operações de Instalação Submarina – SOIS

A Petrobras fez uma Oferta Pública para o licenciamento de tecnologia Sistema de Suporte a Operações de Instalação Submarina - SOIS. O uso do sistema SOIS auxilia na tomada de decisões durante um processo de instalação de dutos – CVD, aumentando a segurança dos equipamentos envolvidos, diminuindo o tempo da operação e fornecendo outras informações sobre o processo. Nesta oferta pública foi possível participar Empresas de Base Tecnológica que tenham interesse em produzir e comercializar os produtos ou serviços referentes a essa tecnologia.

Os interessados se cadastraram no Portal Petronect em www.petronect.com.br informando o número da oportunidade: 7003301028. A data de início para a apresentação da documentação desta chamada foi em 16/10/2020 às 08h e a data fim 16/01/2021 às 18h.

Ver edital completo

Perguntas Frequentes

Qual o interesse da Petrobras em licenciar suas tecnologias?

O licenciamento de tecnologias de nossa titularidade para terceiros é uma maneira de aprimorar, acelerar, e/ou viabilizar a implementação de produtos, equipamentos ou processos, que desenvolvemos por nós ou através de parcerias. O licenciamento de tecnologias tem como vantagens adicionar o acesso a aperfeiçoamentos desenvolvidos pelo licenciado, ganhos de competitividade, otimização de recursos e/ou incremento na receita da companhia por meio do recebimento de contrapartida financeira e estímulo ao desenvolvimento de fornecedores.

Quais as contrapartidas esperadas pela Petrobras em um contrato?

Dentre as contrapartidas financeiras estão previstas uma taxa inicial (taxa de acesso à tecnologia) e uma taxa de royalties (geralmente baseada num percentual dos ganhos da licenciada com a exploração da tecnologia). Pode ser estabelecida também uma taxa mínima anual caso o licenciado não alcance um determinado volume de royalties negociado. Outros tipos de contrapartida podem ser negociados como a manutenção evolutiva ou aperfeiçoamento da tecnologia.

Existe garantia de demanda, da Petrobras ou de terceiros, derivada da tecnologia que está sendo licenciada?

Não. Um contrato de licenciamento permite que a empresa licenciada comercialize a tecnologia para terceiros, dentro de condições pré-estabelecidas e garantindo os direitos dos titulares da invenção. A empresa que tiver interesse no licenciamento deverá avaliar o mercado como um todo antes de enviar sua proposta. Caso tenhamos interesse na aquisição de produtos ou serviços ligados à tecnologia licenciada, será aberta uma licitação em que poderão participar quaisquer empresas que tiverem condições para o fornecimento.

A Petrobras dá garantias de performance/funcionamento da tecnologia?

Não. Uma vez que não possuímos controle do processo produtivo da licenciada e da capacitação dos técnicos que irão operacionalizar a tecnologia, não podemos dar garantias de que o produto ou serviço terá funcionamento ou performance adequados. Nossas tecnologias são testadas em seus próprios processos de desenvolvimento, seguindo rígidos padrões de pesquisa e desenvolvimento e todas as normas aplicáveis.

A Petrobras oferece treinamento e assistência técnica?

Fornecemos todo suporte necessário ao entendimento da licenciada sobre a tecnologia e seus processos de produção e utilização. Esse suporte é negociado caso a caso, e pode se dar através da disponibilização de manuais, relatórios técnicos, treinamentos, assistência técnica, entre outros.

Quanto tempo leva o processo de licenciamento?

O processo de licenciamento compreende etapas como a análise das propostas das empresas, redação da minuta contratual, negociação das contrapartidas, obtenção de pareceres jurídicos e autorização para efetiva realização do licenciamento. Os departamentos técnico, jurídico e de propriedade intelectual tanto da licenciante como da licenciada são envolvidos nesse processo. Assim, quanto maior o engajamento dos atores envolvidos e mais detalhadas e completas as informações trocadas entre as partes, mais breve se torna o processo.

Documentação

Os documentos enviados por esse canal serão tratados como informação confidencial por parte da Petrobras. Envie um e-mail para licenciatec@petrobras.com.br

Caso sua empresa se interesse em obter uma licença nos mesmos moldes e condições dos contratos publicados, envie um e-mail para licenciatec@petrobras.com.br. Os documentos enviados por esse canal serão tratados como informação confidencial por parte da Petrobras.