Módulo Parcerias Tecnológicas
Petrobras
PT
EN

Aqui você irá encontrar oportunidades para o desenvolvimento de novas tecnologias. Celebramos as nossas parcerias quando há interesse comum entre os parceiros, sempre associadas à potencial geração de valor para a Petrobras. Esperamos que estas parcerias se tornem mais ágeis, diversificadas e dinâmicas. Nosso foco é permitir um maior alinhamento às necessidades do negócio, com maior geração de valor, promovendo o aumento das parcerias de alta competência e assim melhorando as condições para inovação.

Aos parceiros, a nossa intenção é trazer maior transparência acerca dos desafios tecnológicos por nós definidos, igualdade de condições, reconhecimento da competência e maior potencial de geração de negócios.

Venha participar desta jornada de inovação! 

público-alvo
Universidades, empresas de todos os portes e instituições de ciência e tecnologia, no Brasil e no Exterior
desafios
Desafios e oportunidades em diferentes áreas tecnológicas do setor de petróleo, gás e energia.
oportunidades
Oportunidades publicadas continuamente nesta página
BENEFÍCIOS
Processo seletivo sistematizado e contínuo para seleção de parceiros tecnológicos
Suporte financeiro para desenvolvimento do projeto de PD&I
Cooperação com o corpo técnico da Petrobras para desenvolvimento dos projetos
Título
Texto de exemplo
Título
Texto de exemplo
Oportunidades

Oportunidades Abertas

1003 - 1003 Melhoria de infraestrutura laboratorial para estudos em asfalto

Adequar infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento de tecnologias para a produção de asfaltos com óleos do pré-sal, de asfaltos sustentáveis de baixo carbono incluindo técnicas de reciclagem, half-warm mix e conteúdo renovável; para estudos de aditivos para a produção de asfaltos e para aplicação de técnicas de balanced mix design visando o aumento da durabilidade da pavimentação / produtos Petrobras.

1020 - 1020 Adequação ao uso de gap spanning e vedações metal-polímero em dutos flexíveis operando acima da temperatura de projeto

Determinar como o excesso de temperatura pode prejudicar a operação de dutos flexíveis em relação aos mecanismos de gap spanning (extrusão por fluência) e perda de eficácia nas vedações metal-polímero.

1024 - 1024 Desenvolvimento de Novos Métodos de Avaliação Numérica de Operações de Sistemas Offshore

Desenvolvimento de uma aplicação permitindo gerar modelos acoplados que incorporam simultaneamente uma ou mais plataformas flutuantes e seus sistemas de ancoragem, Sistema de Posicionamento dinâmico e de Eólica offshore tratando de forma rigorosa os aspectos relacionados ao acoplamento estrutural e hidrodinâmica.

1048 - 1048 Mecanismos de Formação de enxofre elementar a partir de H2S

Entender diferentes rotas químicas ou possibilidades de formação de S elementar a partir de H2S, e assim, entendendo tais condições, definir ajustes na operação para evitar essa formação indesejada de sólido na planta de processo.

1066 - 1066 Rotulagem dados de IA para gerenciamento de campo digital

O principal objetivo deste projeto é propor, projetar e desenvolver métodos de aprendizado de máquina de última geração para identificar, verificar e investigar diferentes eventos apresentados na fase de produção ao longo dos anos.

1083 - 1083 Caracterização das Feições Superficiais Provenientes de Emanações de Hidrogênio Natural Utilizando Sistemas Sensores Orbitais

Desenvolver base de conhecimento espectral, geométrico, textural e sazonal sobre as feições características de emanações de hidrogênio natural no Brasil e outras partes do mundo, conhecidas como Círculos de Fadas, utilizando plataformas orbitais para extrair dados polarimétricos, altimétricos e multiespectrais de alta e média resoluções de sensores SAR e Ópticos, além de aplicar inteligência artificial para treinar um modelo de reconhecimento automático de tais feições.

975 - 975 Gerenciamento Geomecânico Ótimo de Reservatórios

O objetivo deste contrato de cooperação é realizar o desenvolvimento de algoritmos de otimização para o gerenciamento geomecânico de reservatórios. O foco será maximizar a produção levando em consideração os aspectos de segurança operacional relacionados a restrições geomecânicas, como deslocamentos, deformações e tensões. A visão do reservatório como um sistema de controle onde seus inputs controláveis (vazões de produção e injeção, seleção de zonas de influxo etc) são passíveis de otimização deve estar presente na proposta, principalmente dentro do contexto um ciclo fechado de controle considerando o comportamento geomecânico como um condicionante importante. A proposta visa fornecer uma solução eficiente e inovadora para o setor de exploração e produção de petróleo.

980 - 980 Sistema autônomo leve de preparação de superfície para reparo de revestimento com uso de drone e mini grua

Atender demandas de preparação de superfície de estruturas e equipamentos metálicos para realização de pequenos reparos de revestimento, em áreas acessíveis somente por meio de andaimes ou por cordas.

984 - 984 Desenvolvimento de sistema microfluídico para determinação do teor de asfaltenos, saturados, aromáticos e resinas em petróleo

- Desenvolver uma plataforma microfluídica, integrada a um espectrofotômetro de absorção óptica, para a medição do teor de asfalteno em amostras de petróleo bruto; -A partir da fração de maltenos (obtida na etapa de determinação do teor de asfaltenos), determinar o teor de saturados, aromáticos e resinas utilizando para tal sistema de separação (coluna cromatográfica adaptada) e detecção por sistemas espectrofotométricos e de índice de refração.

A Petrobras disponibiliza oportunidades de parceria em projetos de PD&I. Consulte as oportunidades no momento, acessando o link abaixo. Caso haja interesse em propor solução para determinada oportunidade, siga as orientações do sistema. Neste caso, será necessário acessar o Sitema de Gestão de Investimentos em Tecnologia (SIGITEC), caso possua login ou faça um cadastro.

Em Julgamento

1023 - 1023 Análise petrológica, sedimentológica e estratigráfica de carbonatos intraclásticos do Pré-sal

O objetivo deste estudo é contribuir para os setores de exploração e produção da Petrobras com informações sobre gênese, distribuição e qualidade dos depósitos intraclásticos da sucessão pré-sal Aptiana através da combinação de Petrologia, Sedimentologia, e Estratigrafia. Como objetivos específicos, o presente projeto pretende: 1) Definir o(s) processo(s) sedimentar(es) responsáveis pela gênese dos depósitos intraclásticos; 2) Estabelecer os possíveis controles estruturais sobre a distribuição dos depósitos intraclásticos; 3) Estabelecer um arcabouço de estratigrafia de alta resolução, definindo-se os controles estratigráficos que condicionam a abundância e distribuição dos depósitos intraclásticos; 4) Estabelecer os mecanismos controladores das sequências estratigráficas, discriminando a influência do clima e da tectônica na arquitetura deposicional; 5) Caracterizar os padrões diagenéticos e definir o controle estratigráfico sobre a distribuição dos padrões diagenéticos; 6) Estabelecer um modelo petrográfico, sedimentológico e estratigráfico integrado, visando estabelecer os controles deposicionais e diagenéticos sobre a qualidade dos reservatórios intraclásticos;

1034 - 1034 Magnetoestratigrafia e Paleointensidade Relativa do Neógeno/Quaternário da Bacia de Santos

- Contribuição para o refinamento do modelo de idade do Neógeno/Quaternário da Bacia de Santos; - Avaliação dos potenciais ganhos advindos da realização de análises paleomagnéticas em drillings coletados pela Petrobras; - Desenvolvimento da primeira curva magnetoestratigráfica e de paleointensidade relativa para o Quaternário/Neógeno em alta resolução; - Contribuir para os estudos realizados neste intervalo de tempo cronoestratigráfico.

1241 - 1241 Hidratos de CO2 - formação dissolução e características

Elaborar modelagem termodinâmica e cinética (a ser integrada em simulador de fluxo) dos processos de formação e dissociação de hidratos de CO2 puro e mistos, salinidade da água de plugs de diferentes tipos de rocha. Tal modelagem deverá ser validada e calibrada por ensaios experimentais controlados, em condições de altas pressões (200 bar) e controle de temperatura. Realizar ensaios para avaliação das propriedades termodinâmicas, cinéticas, geoquímicas, geomecânicas, acústicas e petrofísicas dos hidratos formados em meio poroso em laboratório. Os experimentos laboratoriais de formação de hidratos deverão contemplar, no mínimo, plugs de rochas dos tipo: lama consolidada (lamitos), lama inconsolidada, arenitos de diferentes porosidades, lamitos fraturados preenchidos e não preenchidos com areia. As composições dos gases injetados, os tipo de rocha utilizados nos experimentos e a salinidade da água presente nos plugs, assim como a priorização das rochas, salinidade e composição dos gases dos experimentos, deverão ser acordadas com a interlocução técnica da Petrobras. Deverá ser realizada revisão da literatura e apresentada à Petrobras previamente ao início dos experimentos e modelagem numérica. O projeto deve contemplar portões de decisão quanto à continuidade da pesquisa.

1664 - 1664 Custos e impactos potenciais de projetos de BECCS no Sudeste do Brasil

Objetivando abrangência deste estudo, deve ser considerado o Armazenamento Geológico do CO2 proveniente da fermentação da biomassa e do CO2 gerado pelo aproveitamento energético da biomassa residual seca (como bagaço, palha, cavaco de eucalipto) nas plantas de cogeração destas usinas. Deve ser avaliado o potencial de redução na intensidade de carbono do etanol caso incluído processo de purificação do biogás gerado pela biodigestão de resíduos ricos em matéria orgânica (como vinhaça e torta de filtro), assim como a possibilidade de comercialização do biometano não consumido pela usina. Estimar redes de dutos necessárias para o transporte do CO2 e construir curvas de oferta ao longo do ano.

1685 - 1685 Tratamento de borras oleosas e lodos para reuso, reciclagem e recuperação destes materiais

Desenvolver um sistema de processamento de borras e lodos, convertendo-os em produtos de valor que possam ser incorporados em negócios da Cia ou em negócios das empresas que irão operar este sistema

1788 - 1788 Caracterização geológica e delimitação da anomalia geotérmica na Bacia de Taubaté

A energia geotérmica é uma energia renovável atraente que está se tornando um importante contribuinte para a grade de energia no mundo. No Brasil, contudo, o seu desenvolvimento ainda é incipiente. Isso se deve principalmente pela ausência das atividades tectono-magmáticas em tempos geológicos recentes, o que implica que o regime térmico seja considerado estacionário. Condições desta natureza são favoráveis para a ocorrência de recursos geotermais de média a baixa entalpia. Os recursos de energia geotérmica explorados no Brasil são estimados em 362 MWt e o País ocupa a 14ª posição no ranking dos países onde há uso direto. A utilização planejada desta energia pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social nos locais de ocorrência destes recursos. Com o avanço tecnológico, tipos de regime de entalpia baixa e média estão cada vez mais propícios a ser explorados para a geração, por exemplo, de energia elétrica para utilização industrial. Neste contexto, o propósito principal desta Entrega é a caracterização geológica e delimitação da anomalia geotérmica da Bacia de Taubaté, Estado de São Paulo. Para isso, a Entrega seguirá os seguintes passos: 1) Mapear e delimitar a anomalia geotérmica na área; 2) Caracterizar o arcabouço rochoso e a suas estruturas relacionadas à anomalia; 3) Determinar a interferência no fluxo térmico na área de interesse; 4) Monitorar, por um período mínimo de quatro anos, a anomalia através de sensores colocados dentro de furos de sondagem; 5) Desenvolver modelos numéricos e temporais para simular o fluxo térmico no arcabouço rochoso; 6) Combinar todos os dados e modelos em um modelo geológico 3D.

1992 - 1992 Modelo para simulação de crack spreads internacionais

O escopo deste termo de cooperação abrange o desenvolvimento de pesquisa acadêmica para obtenção de modelagem estatística para simulação de longo prazo (+10 anos) de cracks spreads internacionais dos principais derivados de petróleo (gasolina, diesel, nafta, óleo combustível e GLP).

2081 - 2081 Caracterização Ecológica de Sistemas Recifais Mesofóticos da Bacia Foz do Amazonas

1. Mapear a área proposta por Francini-Filho et al. (2018)* como o “Grande Sistema Recifal da Amazônia (GARS)” exclusivamente dentro dos limites da bacia sedimentar da Foz do Amazonas, identificando eventuais descontinuidades. A investigação deverá ser feita utilizando métodos sonográficos (ecobatímetro multifeixe, sonar de varredura lateral) e sísmica rasa, além de realizar a chamada “verdade de fundo” através de ROV (Remotely Operated Vehicle), considerando, ainda, a redundância de equipamentos; 2. Identificar os processos de gênese de formações carbonáticas da porção do “Grande Sistema Recifal da Amazônia (GARS)” situada na bacia sedimentar da Foz do Amazonas a partir de métodos diretos e indiretos, bem como avaliação do contexto paleoceanográfico em que se formaram, possibilitando gerar um amplo modelo de interpretação da composição e história evolutiva de áreas recifais e ecossistemas mesofóticos entre os estados do Amapá e Pará; 3. Descrever a estrutura de comunidades e aspectos do funcionamento ecológico de ambientes recifais mesofóticos ao longo da porção do “Grande Sistema Recifal da Amazônia (GARS)” situado na bacia sedimentar da Foz do Amazonas, contemplando filmagem e coleta com ROV de algas calcárias, corais, esponjas e demais componentes da megafauna bentônica; 4. Descrever a composição e comportamento da fauna demersal associada ao “Grande Sistema Recifal da Amazônia (GARS)” através de métodos visuais de oportunidade durante os transectos dedicados à caracterização da megafauna bentônica (ROV e/ou outros dispositivos de aquisição de imagens), visando estimar os serviços ecossistêmicos prestados pelos ambientes recifais aos recursos pesqueiros da bacia da Foz do Amazonas; *: Francini-Filho et al. Perspectives on the Great Amazon Reef: Extension, Biodiversity, and Threats. Front. Mar. Sci., 23 April 2018. Sec. Coral Reef Research. Volume 5 - 2018 | https://doi.org/10.3389/fmars.2018.00142

2105 - 2105 Rotas eletroquímicas para captura de gases exaustos ambiente offshore

Desenvolvimento para avaliação técnica e econômica da rota eletroquímica capaz de capturar por absorção CO2 do gás exausto de turbo geradores em ambiente offshore.

2132 - 2132 Avaliação de conceitos otimizados de processamento de O&G em cenários de CCUS de exaustos offshore

A Petrobras tem estabelecido compromissos concretos em relação à mitigação de emissão de gases do efeito estufa em suas operações. Em especial, nos sistemas de produção offshore, o maior ofensor são os gases exaustos provenientes dos turbos geradores que atendem à demanda de potência elétrica nas plataformas, podendo representar mais de 60% da emissão de gases do efeito estufa em um FPSO. A instalação de sistemas capazes de capturar o CO2 da corrente de gases exaustos com posterior sequestro geológico tem sido investigado como uma solução promissora. O grande desafio atual reside na incerteza quanto a viabilidade técnica e econômica aliada às restrições de peso e espaço disponíveis nos FPSOs. É essencial avaliar as rotas de CCUS disponíveis bem como reavaliar a configuração convencional dos sistemas de processamento de O&G offshore, em busca de configurações otimizadas (eficiência energética, CAPEX/OPEX, sistemas compactos, peso etc.) que possam contribuir para a viabilidade e implantação de sistemas CCUS offshore. Nesse sentido torna-se relevante avaliar diversos conceitos de captura a bordo nos cenários atuais e futuros de produção, como pré-combustão, oxi-combustão, pós-combustão e demais opções tecnológicas Além disso, é necessário propor e avaliar oportunidades de sinergia e integração do CCUS com os sistemas empregados atualmente para processamento dos fluidos produzidos. O objetivo dessa iniciativa é gerar e avaliar conceitos otimizados de processamento de O&G offshore integrados com sistemas CCUS buscando avaliá-los sistematicamente e identificar sinergias que permitam um design ótimo no que se refere a métricas econômicas, de produção, de emissão, de eficiência energética etc.

2188 - 2188 Avaliação de condições de resistência à chama de tubulações em FRP

Estruturar propostas de testes de avaliação de tubulações passíveis de serem utilizadas nos processos de superfície (topside) e casco (áreas classificadas e não-classificadas). A modificação dos testes que classificam as tubulações em níveis 1 (L1) e L3, segundo a Resolução IMO A 753 (Guidelines for the application of plastic pipes on ships) [1], da (IMO), e também segundo a ISO 14692 – parte 2 (Petroleum and Natural Gas Industries – Glass-reinforced plastics (GRP) piping – Part 2: Qualifications and manufacture) [2] (Anexo H), é desejada, de forma que represente mais fielmente as condições em caso de sinistro com a ocorrência de incêndio e que considere as condições operacionais das tubulações nos casos de drenagem aberta, linhas de dilúvio, linhas de combate a incêndio e de limpeza de tanques (tank cleaning). Os testes devem atender tubos de 3", 6" e 10". Questões de segurança devem ser atendidas, incluindo análise de riscos para gases r[produzidos. Além dos testes previstos no anexo 2 da IMO 753 (1993), deverão ser executados os seguintes testes adicionais: 1. Teste L3 modificado com duração de 60 minutos o qual pode ser chamado de L3-60 2. Teste L3 com duração de 60 minutos sendo que os 5 minutos iniciais a seco o qual pode ser chamado de L3-60D

2220 - 2220 Banco de dados Geoquímicos com dados externos

Este projeto visa criar um Banco de Dados (BD) geoquímicos com dados externos à Petrobras, extraídos de artigos científicos, relatórios técnicos, monografias, dissertações, teses, apresentações de agências governamentais e/ou textos creditáveis, abrangendo globalmente o maior número de localidades possíveis: 1-Pesquisar e/ou buscar dados geoquímicos em relatórios técnicos, dissertações, monografia, teses, apresentações ou texto de origem externa à Petrobras; 2-Minerar dados geoquímicos externos à Petrobras, obtidos de artigos científicos, relatórios técnicos, monografias, dissertações, teses, apresentações de agências governamentais e/ou textos creditáveis, abrangendo globalmente o maior número de localidades possíveis; 3- Criar sistema de banco de dados relacional; 4-tipos de dados para extração: 4.1-Geoquímica orgânica do petróleo (geoquímica do petróleo) 4.2-Geoquímica inorgânica

2222 - 2222 Sistema Analítico Guardião de Detecção Ativa de Anomalias Submarinas - SIAGDAS

-Revisão literária em técnicas de monitoramento de vazamento. Definição da arquitetura do sistema e hardwares a serem desenvolvidos a partir da avaliação de opções conceituais, considerando o aproveitamento de infraestrutura de outras iniciativas internas. -Levantamento em ambiente laboratorial de assinaturas acústicas dos eventos de interesse, considerando graus de liberdade como vazão do vazamento, tipo de fluido e formato da falha. Levantamento de assinatura acústica de ruídos externos característicos de ambiente submarino. -Caracterização em ambiente laboratorial da vibração induzida pelos eventos de interesse em equipamentos submarinos através da instalação de acelerômetros em estruturas metálicas. -Avaliar configurações de disposição espacial da fibra ótica e o efeito da distância do evento no sinal. -Desenvolvimento, qualificação de hardwares necessários e realização de testes de sistema piloto em águas rasas/abrigadas e de protótipo em águas profundas. Sistemas a serem desenvolvidos: -Sistema de monitoramento global, utilizando fibra ótica com encapsulamento adequado e sistema de ancoragem, e local com acelerômetros a serem montados em equipamentos submarinos. -Módulo eletrônico marinizado de aquisição e processamento de dados acústicos com conexão com as redes de sensores (DAS e acelerômetros) e interligação com os sistemas de controle submarinos. -Software de processamento de dados acústicos e reconhecimento de padrões com base em métodos analíticos e algoritmos de IA para a identificação e localização dos eventos. -Sistema de localização geográfica do evento, baseado na análise de tempo de trânsito (amplitude e fase) do sinal para identificação de um setor da estrutura circular. -Sistema de localização esquemática do evento na planta 2D/3D do sistema supervisório da unidade de produção, com criação de feedback individuais e alarmes e disponibilização de informações de todos os subsistemas envolvidos para auxiliar na tomada de decisões.

968 - 968 Desenvolvimento de sistemas micro/mesofluídicos para avaliação de produtos químicos

Desenvolvimento de sistemas em escala reduzida (micro/mesofluídicos), no mínimo semi-quantitativo, para verificação da qualidade e determinação de residual de produtos químicos comumente usados na indústria petrolífera

Oportunidades Fechadas

1004 - 1004 Implementação do Primeiro Laboratório Especializado em Estudos de Mineralogia Magnética e Magnetismo de Rochas da América Latina.

Implementar o primeiro laboratório especializado em estudos de mineralogia magnética e magnetismo de rochas, da América Latina, dotado de equipamentos certificados pela literatura acadêmica internacional. Espera-se que esta infraestrutura laboratorial seja apta a permitir trabalhos de desenvolvimento de protocolos analíticos de mineralogia magnética, estudos de remanência, caracterização da assinatura magnética de minerais e, também, da interação rocha/fluido (água, óleo e gás) com aplicação tanto nas áreas de magnetoestratigrafia como de petrofísica. Esta oportunidade não contempla a construção de infraestrutura predial. Como contrapartida, é esperada a cessão do espaço físico por parte da instituição proponente cabendo a Petrobras o aporte financeiro para a compra dos equipamentos e adaptações estruturais como: instalação de linhas de gás, adaptações elétricas, acústicas, hidráulicas e de refrigeração. É exigido que as propostas submetidas apresentem em seu texto e orçamento a inclusão dessas adaptações, sendo que quando elas já existirem isso deve ficar evidenciado. O conjunto de equipamentos a terem aquisição proposta devem ser capazes de realizar medidas em amostras nas escalas centimétricas, milimétricas e micrométricas. O campo Pitch pode ser utilizado para apresentação mais detalhada das propostas por meio da inserção de arquivos Power Point ou de link do YouTube.com.

165 - 165 TC Redução de injetividade de água

Identificar as possíveis causas da redução na injetividade de água e consequente aumento de pressão, observada durante ensaios de permeabilidade relativa em regime transiente em amostras de carbonato do pré sal.

196 - 196 Análise em amostras do Pré-Sal com Isótopos Agrupados e Sr in situ

Utilizar as mais avançadas técnicas de análise de isótopos agrupados e Sr in situ para melhorar o entendimento das texturas deposicionais e fases diagenéticas dos carbonatos do Pré-Sal.

213 - 213 Reconstrução das Propriedades Físicas da coluna da água via dados sísmicos de OBN

Desenvolver esquemas de inversão mais aprimorados, buscando uma recuperação mais detalhada das propriedades físicas do oceano (principalmente a velocidade do som) a partir de dados sísmicos de OBN, visando melhorias no imageamento sísmico e estudos de sísmica 4D. A qualidade desses métodos deve também ser verificada com dados oceanográficos, como medições in situ empregando SeaGlider e fundeios oceanográficos, bem como com produtos de reanálise, altimetria de satélite, e modelos de circulação oceânica, considerando as variabilidades espaço-temporais de fenômenos oceânicos particulares de uma determinada região de estudo.

221 - 221 Aprendizado de máquinas para problemas inversos utilizando grandes volumes de dados.

Implementar blocos de operações comumente utilizados em redes neurais para processamento de imagem utilizando múltiplos níveis de paralelismo, incluindo divisão de domínio entre nós e ou múltiplos aceleradores, DSL`s para geração de primitivas de alta performance e integração com frameworks relevantes já existentes. Os algoritmos desenvolvidos também deverão ser validados na solução problemas inversos utilizando volumes grandes de dados sísmicos ao longo do projeto. Frisando que os algoritmos aqui desenvolvidos devem ser planejados para utilização em volumes grandes sem utilizar técnicas que façam uso apenas de fatias 2D e ou pequenos volumes independentes ("patching").

29 - 29 Sistema de monitoramento para transformadores elétricos a seco

Desenvolver um sistema (software e hardware) para diagnóstico on-line que, através da medição e processamento de dados, seleção de atributos relevantes e aprendizado de máquina, seja capaz de avaliar a condição do transformador elétrico a seco, bem como apresentar diagnósticos conclusivos sobre o estado operativo e recomendações para evitar a ocorrência de falhas, a fim de possibilitar a antecipação das atividades de manutenção programada. Consequentemente, tem-se a redução das perdas de produção e garantia do aumento de confiabilidade, constituindo numa ferramenta de apoio à manutenção preditiva e prescritiva. Como uma das premissas do sistema, está a detecção dos principais modos de falha, em especial curto-circuito entre espiras.

45 - 45 Guindaste semiautônomo seguro e tecnologias afins

Desenvolver guindaste semiautônomo e as tecnologias relacionadas, com foco em segurança e redução de equipe de operação. O sistema a ser desenvolvido deve contemplar o sensoriamento robusto do ambiente e equipamento, o supervisório capaz de reconhecer objetos, delimitar envelopes dos elementos monitorados (Bounding Boxes), predizer trajetória de movimentação (Deslocamento e Velocidade Vetorial) de múltiplos objetos e agentes para cálculo de Interferência na área, além de sua compatibilidade com central de comandos de atuadores convencionais de guindastes usuais no setor de O&G; O desempenho do sistema desenvolvido deve ser verificado por meio da implementação de um piloto para validação real em campo, com operação dentro do envelope de normalidade (condições típicas).

58 - 58 Modelo de previsão de FCC para sistema com mais de um catalisador

Desenvolver modelo através de técnicas de aprendizado de máquina, capaz de fazer a correta predição dos rendimentos de uma unidade de FCC, a partir das características fisico-químicas do catalisador e condições operacionais da unidade a ser estudada.

9 - 9 Diagnóstico on-line de máquinas elétricas rotativas utilizando técnicas de descargas parciais

Desenvolver um sistema (software e hardware) para diagnóstico on-line que, através da medição e processamento dos dados de descargas parciais, seleção de atributos relevantes e aprendizado de máquina, seja capaz de avaliar a condição de isolamento das máquinas, bem como apresentar diagnósticos conclusivos sobre o estado operativo das máquinas e recomendações para evitar a ocorrência de falhas, a fim de possibilitar a antecipação das atividades de manutenção programada. Consequentemente, tem-se a redução das perdas de produção e garantia do aumento de confiabilidade, constituindo numa ferramenta de apoio à manutenção preditiva e prescritiva. Como uma das premissas do sistema, está o acesso prévio à medição dos sinais de descargas parciais “in natura”, ou seja, sem aplicação de filtragem e/ou processamento de sinais/ruídos. Desenvolver um modelo de descargas parciais para as diversas seções da bobina a ser ajustado a partir das medições efetuadas em agrupamentos de máquinas similares existentes nas unidades da Petrobras. A partir deste modelo, deve ser possível inferir o valor inicial das descargas parciais da máquina no início de sua operação e o limite inicial para estes valores de forma a estabelecer um valor máximo (ou um conjunto de valores) a ser aplicado nos Testes de Aceitação de Fábrica (TAF) dos novos projetos da Companhia. Diagnosticar os possíveis defeitos no isolamento, não se limitando a estes: cavidades internas ao isolamento causadas por falha no processo de impregnação, delaminação causada por exemplo por ciclagem térmica, descargas de ranhura ou nas cabeças de bobina causadas por deterioração das camadas semicondutivas e de alívio de campo ou por espaçamento inadequado, contaminação, bobinas frouxas, e outras indicadas nas referências bibliográficas e normas aplicáveis.

966 - 966 Modelagem Visco-Elástica Anisotrópica em Dados Multi-Azimutais para Análise de Sensibilidade de Sistemas de Fraturas

A modelagem visco-elástica anisotrópica multi-azimutal é uma ferramenta robusta para a análise de detecção de sistemas de fraturas em meios geológicos efetivos. Essa por sua vez, tem a importância na caracterização e monitoramento de reservatórios, uma vez que podem estar associados regiões preferenciais de fluxo de fluidos e ser associado a permeabilidade efetiva, com impacto no gerenciamento dos campos de óleo e gás. Pretende-se compreender a sensibilidade dos efeitos de anisotropia azimutal nos dados sísmicos multiazimutais, em regiões profundas e ultra-profundas avaliando os sinais adquiridos nos registros sísmicos. Busca-se também avaliar a sensibilidade dos parâmetros elásticos anisotrópicos em técnicas de imageamento RTM (Reverse-Time Migration) e de inversão FWI (Full-Waveform Inversion), que são utilizados como técnicas de geração de imagens sísmicas e atributos (insumos para interpretação e caracterização de reservatórios).

972 - 972 Modelagem da Propagação de Ondas Sísmicas via Métodos Numéricos Não Estruturados

1 - Desenvolvimento e implementação computacional para a simulação da equação da onda acústica (2D e 3D) para meios estratificados ou suavemente heterogêneos via Método dos Volumes Finitos, empregando malha não estruturada e volumes de controle triangulares e tetraédricos. 2 - Desenvolvimento e implementação computacional para a simulação da equação da onda elástica isotrópica (2D) para meios estratificados ou suavemente heterogêneos via Método dos Volumes Finitos, empregando malha não estruturada e volumes de controle triangulares. 3 - Comparação de diferentes esquemas de discretização para avanço da resposta numérica no tempo e no espaço, como as aproximações HLLC e outros algoritmos de ordem mais elevada. 4 - Avaliação da taxa de convergência dos esquemas desenvolvidos em termos dos critérios de estabilidade e dispersão numérica. 5 - Desenvolvimento e implementação do modelo heterogêneo para simulação da onda acústica com o Método dos Elementos de Contorno (2D) para meios heterogêneos (sem o emprego de sub-região e/ou células), alterando a formulação clássica do método para tal finalidade. 6 - Avaliação do emprego de esquema de solução hierárquico do Método dos Elementos de Contorno para problemas de onda acústica estacionária, visando a redução expressiva do tempo de processamento, para habilitar seu uso em problemas de grande porte.

974 - 974 Ferramentas analíticas para medida da propensão à deposição em sistemas térmicos e fornos de UCR com vistas ao processamento otimizado

Desenvolvimento de metodologias para obtenção da propensão à deposição de petróleo, correntes do refino e cargas de UCR utilizando equipamento HLPS, desenvolvimento de índices deposicionais, desenvolvendo protótipo para mimetização das condições de troca térmica dos tubos dos fornos de UCR, e avaliação de revestimentos que inibem a deposição nos tubos dos trocadores e dos fornos de UCR.

982 - 982 Aplicação de Large Language Models (LLMs) para o monitoramento online de processos industriais

O objetivo é aplicar Large Language Models (LLMs), nova fronteira de Inteligência Artificial (IA), à gestão de ativos industriais através do monitoramento de processos em tempo real também com aplicação de IA. Os LLMs devem ser aplicados na forma de agentes conversacionais que farão uso de ferramentas baseadas em Retrieval-Augmented Generation, além de outros tipos, para auxiliar os profissionais que acompanham o monitoramento em tempo real das plataformas de produção de petróleo e gás natural. Esse auxílio deverá cobrir o acesso a informações sobre sistemas e equipamentos, boletins diários de operação, buscadores na web, simuladores de processo e, sobretudo, a operação parcial ou totalmente autônoma de um serviço web de monitoramento em tempo real já disponível.

993 - 993 Nanopartículas Antiespumantes para Petróleo

Avaliar a ação antiespumante em petróleo de diferentes nanopartículas, sem e com a influência de núcleo e campo magnético, por meio das metodologias que apresentam scale-up para antiespumantes de petróleo, em laboratório, apresentadas na especificação técnica Petrobras ET-3010.00-1260-010-PNG-044, e em unidade-piloto, descrita na patente BR 10 2019 027158-2. Realizar formulações com as nanopartículas mais eficientes de forma a encontrar aditivos que mantenham a ação antiespumante para petróleo, possam ser injetadas via umbilicais e não impacte o processamento primário e nem a cadeia produtiva de petróleo. O principal impacto a ser avaliado no processamento primário é a estabilidade da emulsão, a separação de água do óleo, a qualidade da interface e a qualidade da água. Avaliar economicamente o mercado, listando os principais fornecedores das nanopartículas e/ou formulações, assim como avaliando o valor da aplicação de formulações contendo nanopartícula como antiespumante para petróleo.

997 - 997 Modelos fundacionais para tarefas de processamento sísmico

1) Desenvolvimento de Modelos Fundacionais para facilitar o treinamento de modelos de aprendizado de máquina para tarefas específicas no processamento de dados sísmicos. 2) Validação dos Modelos Fundacionais com tarefas downstream relevantes para o processamento de dados sísmicos (p.ex., segmentação de fácies, predição de vários atributos sísmicos, interpolação, atenuação de ruídos e super-resolução). 3) Análise do impacto dos principais elementos de aprendizado auto-supervisionado na qualidade dos Modelos Fundacionais para tarefas de processamento sísmico (p.ex., tarefas de pretexto, técnicas de aumentação, etc.)

Documentação

Além disso, encontram-se aqui os links para o site da marca Petrobras e suas normas de aplicação e os links para os sites da ANP e da ANEEL, onde constam suas marcas, a legislação que normatiza os investimentos em P,D & I e os regulamentos da cláusula de investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Perguntas Frequentes
O que é o Sistema de Investimentos em Tecnologia?
Quais as regras para elaboração de uma nova proposta de projeto?
O que é o Manual de Termos de Cooperação para Projetos de P, D&I?
Para um pesquisador visitante que venha passar um tempo no país, qual o valor da diária para este?
É possível contratar pesquisadores em projetos de infraestrutura?
Qual é a necessidade da prestação de contas?
Há necessidade de conta única para cada Termo de Cooperação?
Como devo fazer a prestação de contas?
O que é remanejamento?
Qual a importância do remanejamento?
Qual é o procedimento a ser adotado diante da necessidade de utilização do rendimento da aplicação financeira?
Por que é importante as instituições se credenciarem junto à ANP?
Quem pode se credenciar?
As fundações de apoio também precisam ser credenciadas na ANP?
Como posso obter mais informações sobre o processo de credenciamento?
Onde devo incluir a minha proposta? 
O que é o “Ambiente de Competitividade” no SIGITEC?
A quem se destina o novo Ambiente? 
Precisa conhecer mais sobre a marca Petrobras? 
Contato
Utilize o email: investimentoexterno@petrobras.com.br para dúvidas sobre os temas abaixo:
 
Ambiente de Competitividade
Novas Propostas
Reformulação / Aditivos
Repasse
Prestação de contas
Encerramento / Devolução de saldo
Fato consumado / RJI
Críticas e Sugestões

Para assuntos referente ao uso do sistema SIGITEC utilizar os canais:

Fone: 0800-591-5563
E-mail: cc-centralsigitec@petrobras.com.br
 Atenção:

Para um melhor atendimento, solicitamos que ao enviar o email seja respeitada a taxonomia no campo Assunto: [Tema Selecionando] - [N° SAP] ou [N° Processo] ou [Nº Oportunidade] – Nome Fundação e/ou ICT/Empresa Brasileira.

Em caso de seleção do Tema Críticas e Sugestões, no campo Assunto utilizarem somente o Tema. Importante informar que essas mensagens não serão respondidas. O conteúdo será analisado, e caso seja pertinente, ajustes no processo serão realizados e, posteriormente, comunicados serão divulgados.

Reforçamos que, os e-mails que não seguirem a estrutura no campo Assunto poderão não ser respondidos.