Módulo Encomendas Tecnológicas
Petrobras
PT
EN
Faz parte de uma ICT ou empresa com reconhecida capacitação tecnológica, histórico de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e tem interesse em conhecer os desafios da Petrobras que dependem da superação do risco tecnológico? Proponha sua solução! Ela pode ser desenvolvida e implantada por meio de contratos de Encomendas Tecnológicas.
 
Empresa ou ICT com reconhecida capacitação tecnológica, histórico de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I)
Desafios reais e estratégicos de diversas áreas negócio da Petrobras, que envolvam:
  • Risco tecnológico
  • Necessidade de P&D
  • Ausência de solução no mercado
Oportunidades divulgadas aqui neste site por meio de Chamadas Públicas
benefícios
Possibilidade de negociação da propriedade intelectual
Possibilidade de aquisição da solução em larga escala por dispensa de licitação, mitigando o risco do negócio
Petrobras assume parte do risco tecnológico e dos custos do contrato por encomenda tecnológica 
Diferentes formas de pagamento que variam desde o reembolso de custo ao preço fixo
Oportunidades

Oportunidades Fechadas

RFI: USV para operações offshore autônomas e remotas

A PETROBRAS está realizando um estudo sobre USV PARA OPERAÇÕES OFFSHORE AUTÔNOMAS E REMOTAS e tem como objetivo obter informações de empresas mapeadas no Cadastro de Fornecedores ou em Pesquisas de Mercado, para promover melhorias em seu processo de fornecimento e especificação.

RFI: Conexão Diverless de Risers Rígidos em Bocas de Sino

A PETROBRAS está realizando um estudo sobre a CONEXÃO SEM MERGULHADOR DE RISERS RÍGIDOS EM EMBOCADURAS e tem como objetivo obter informações de empresas mapeadas no Cadastro de Fornecedores ou em Pesquisas de Mercado, para promover melhorias em seu processo de fornecimento e especificação.

RFI: Desenvolvimento de Insumos Químicos para o Aumento da Injetividade de Água Produzida

A Petrobras tem intenção de contratar o desenvolvimento de insumos químicos específicos capazes de melhorar a injeção de água produzida em processos de recuperação secundária de petróleo. A aplicação deste tipo de solução tem como foco a redução de intervenções nos poços de injeção (acidificações), aumento ou manutenção do volume injetado e redução do diferencial de pressão nos poços durante processo de reinjeção.  

RFI: Enrijecedor Simétrico Rotulado

A Petrobras está realizando é sobre o Enrijecedor Simétrico Rotulado, que tem por objetivo aumentar localmente a rigidez do duto flexível visando a diminuir progressivamente a curvatura e, consequentemente, as tensões impostas ao duto, a fim de atender demandas específicas de instalação de risers em águas profundas. Este enrijecedor absorve os momentos fletores atuantes no duto pela flexão de um duplo cone de poliuretano pivotado a uma estrutura fixa. Desse modo, há uma transição suave entre o corpo tubular do duto e sua terminação.

RFI: HIGH PRESSURE FLEXIBLE PIPE

Petrobras has been facing several challenges for operational continuity and for the development of new projects - including high internal pressure. To overcome these challenges, it is needed to consider a series of structured actions.

RFI: MECHANICAL CONNECTOR FOR OFFSHORE PIPE JOINT ASSEMBLY

PETROBRAS aims at gathering information on connectors applicable to subsea pipes to enable the construction and installation by a rig or a ship that does not need offshore welding facilities.

MAIN CHARACTERISTICS: 

  • Connector qualified to operate for 27 years maintenance-free. 
  • Can be disconnected and reassembled in a new location up to 4 (four) times.
  • Redundant and Fatigue-qualified internal metal-to-metal seals, made of corrosion-resistant alloy (CRA) and external environmental metal-to-metal seal. Ideally, the internal seal should be located outside the main load path.
  • Comply with or surpass international standards requirements:

DNV-ST-F201:2020 - Riser systems (if applicable);

DNV-ST-F101 Submarine pipeline systems (if applicable)

ISO 13628-7 Completion/workover riser systems

ISO 13679:2019 - Procedures for testing casing and tubing connections.

We are looking for four different pipe functions/scenarios:  

a. Water injection, e.g. NACE III + carbon steel on corrosion thickness and PIG campaign every 5 years; 

b. Dry gas injection (CO2 + methane with less than 40ppmv of water), e.g. NACE III alloy with corrosion thickness and PIG campaign every 5 years; 

c. Wet gas injection with up to 100% CO2, e.g. MLP with CRA liner;

d. Production (multiphase fluid that may contain high levels of water, H2S and CO2), e.g. MLP with CRA liner;

RFI: Offshore Composite Pipelines Inspection Tools

Request for Information - RFI to verify which companies in the market have inspection tools that allow assessing the structural condition of offshore composite pipelines like pipeline discontinuities, such as cracks, delaminations and pores.

RFI: Energia de Recuperação do Ciclo Rankine Orgânico (ORC)

Os recentes avanços na exploração e produção de óleo e gás em águas ultraprofundas no Brasil têm exigido esforços para desenvolver e aprimorar técnicas e processos que otimizem projetos e operações de campo na indústria brasileira neste setor.

Portanto, é necessário desenvolver sistemas alternativos que sejam cada vez mais eficientes e reduzam as emissões de CO2 por unidade de óleo ou gás natural produzido, como a recuperação de calor para posterior geração de energia a partir do calor de exaustão. Assim, a Petrobras pretende utilizar o Ciclo Rankine Orgânico (ORC) em plataformas offshore (FPSO), recuperando energia dos gases de exaustão de turbinas a gás. O objetivo desta RFI é obter um entendimento melhor sobre a tecnologia, seu potencial de geração de energia (pelo menos 3 MWe), dimensões e peso do sistema e sua viabilidade de instalação no FPSO.

RFI: Sistema de Medição de Tensão de Topo no Riser

Descrição da Questão


Replicando os ativos físicos que representam, os gêmeos digitais podem melhorar significativamente a eficiência na fase de execução e operacional. No entanto, construir gêmeos digitais robustos e confiáveis que possam ser utilizados para decisões operacionais críticas é um desafio industrial chave. No contexto do sistema de produção submarino, Sistemas de Gêmeos Digitais de Risers (flexíveis e rígidos) estão sendo desenvolvidos pela Petrobras. Estes Gêmeos Digitais requerem a disponibilidade de dados confiáveis que possam ser utilizados para avaliar a integridade estrutural destes sistemas.

Atualmente, a tecnologia de Gêmeo Digital pode prever a tensão máxima e a vida útil restante dos risers por meio do processamento em modelos de gêmeos digitais em tempo real. No entanto, não existe um sistema de monitoramento para verificar a previsão fornecida por esses modelos em relação a parâmetros reais, como a tensão de topo. Portanto, tal parâmetro é uma das entradas mais importantes para a análise do Gêmeo Digital. Estes dados são de grande importância para avaliar a integridade estrutural de risers devido a cargas extremas e dinâmicas. Além disso, especificamente para risers flexíveis e sua estrutura multicamadas, a integridade estrutural também depende do número de arames da sua armadura de tração quebrados e da condição do anular (isto é, seco ou inundado).

Portanto, para se ter um sistema de Gêmeo Digital robusto para sistemas de risers, é muito importante ter um sistema de monitoramento confiável e capaz de fornecer as informações mencionadas acima. Nesse sentido, a seguinte prospecção pretende compreender melhor os riscos tecnológicos relacionados com este desenvolvimento e o interesse do mercado nele.

RFI: Sistema Submarino de Armazenamento e Injeção de Produtos Químicos

Esta RFI tem como objetivo obter informações sobre a viabilidade da qualificação, até TRL 6 (API17Q), do Sistema Submarino de Armazenamento e Injeção de Produtos Químicos até junho de 2026.

RFI: Lançadores de Pig Submarinos Automatizados

Desenvolvimento de um Lançador de Pig Submarino/Lançador de Pig Submarino Automatizado (SPL/SAPL) para gás natural não processado.

7004177876 - RFI: Subsea Water-Oil Separation & Reinjection System

Request for Information - RFI for market evaluation of solutions for subsea water-oil separation and reinjection systems, their system functions, technological maturity, operability, manufacturing capacity and other technical and management aspects.

RFI: Symbiotic Barrier

Development of equipments and non-pumpable materials as a cement alternative on well annular barriers.   
The intended technological solution shall work as a well barrier element (WBE) and shall be installed together with mobile rock formations (with creep properties), to isolate the annulus of the well permanently.

Detecção de Trincas

A Petrobras tem necessidade de inspecionar armadura externa de tração de seus dutos flexíveis (sem isolamento térmico) buscando a detecção e dimensionamento de trincas geradas em um processo de corrosão sob tensão (CST em português ou SCC, do inglês Stress Corrosion Cracking).
Essa inspeção deverá ser realizada em até 2500 metros de profundidade, com possibilidade de escaneamento dos dutos (ordem de 01 metros em cada acoplamento para inspeção) nos trechos verticais (risers) e horizontais (flowlines).

RFI - Fluido de Completação Estimulante

A Petrobras tem intenção de contratar o desenvolvimento do fluido de completação estimulante capaz de atuar para remover o dano proveniente da perfuração, deixando um poço sem nenhum dano ou, preferencialmente, levemente estimulado, de modo a não ser necessária uma operação posterior de estimulação convencional, reduzindo a necessidade de um barco de estimulação dedicado e seus custos e riscos associados.

Título

A Encomenda Tecnológica (ETEC) é um tipo especial de compra pública, que dispensa licitação, onde se objetiva o desenvolvimento de solução que ainda não está disponível no mercado e requer um esforço formal de P&D. A forma de inovação é “puxada” por uma demanda real (demand/market pull) e não “empurrada” pela tecnologia (technology push) . As ETECs são reguladas pelo Artigo 29, inciso XIV da lei nº 13.303/2016; pelo Artigo 20 da Lei nº 10.973/2004; e pela seção V do Decreto nº 9.283/2018.



 

Por partir de problemas /oportunidades reais, alinhadas aos interesses da empresa, que assume ainda parte do risco tecnológico e dos custos, este tipo de contrato consegue fazer um link rápido e efetivo entre o desenvolvimento da solução e sua comercialização, mitigando assim os riscos de negócio para o desenvolvedor. Dessa forma, vislumbra-se a possibilidade de ampliar potenciais fornecedores e ampliar o portfólio de PD&I da Petrobras, além de acelerar a implantação de tecnologias inovadoras.

Dentre outros aspectos, a ETEC é uma modalidade contratual que traz alguns dispositivos de incentivo à inovação, como:

    - Possibilidade de negociação da propriedade intelectual;

    - Inclusão de cláusula de opção de compra;

    - Diferentes formas de pagamento que variam desde o reembolso de custo ao preço fixo, com ou sem remuneração de incentivo (fixa ou variável);

Sendo a utilização de um ou mais desses dispositivos característica definida em cada Encomenda Tecnológica.

Perguntas Frequentes
O que é Encomenda Tecnológica?
Como participar dos desafios Petrobras?
Quem pode ser contratado para desenvolver uma ETEC?
Por que participar das chamadas públicas de Encomenda Tecnológica?
Por que participar das chamadas públicas de Encomenda Tecnológica?
Quais os principais diferenciais de um contrato de Encomenda Tecnológica?
O que é TRL?
Links Importantes

Veja nossos desafios lançados

Inscreva-se na Petronect para receber avisos de consultas

HUBTEC – Canal que centraliza informações sobre Encomendas Tecnológicas  HUBTEC – legislação, casos de sucesso, boas práticas, conteúdo técnico, eventos, cursos e assessoria especializada com especialistas.

Links Importantes

Veja nossos desafios lançados
Inscreva-se na Petronect para receber avisos de consultas

HUBTEC – Canal que centraliza informações sobre Encomendas Tecnológicas  HUBTEC – legislação, casos de sucesso, boas práticas, conteúdo técnico, eventos, cursos e assessoria especializada com especialistas.